Caixa de Pássaros - Não abra os olhos

Apenas não abra os olhos. Não abra os olhos.

Romance de estreia de Josh Malerman, “Caixa de Pássaros” é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão..

272 Páginas | Editora Intrinseca | Cassificação 5/5 estrelas


Comprei esse livro no escuro, sem nunca ter lido um livro de suspense/terror. Já li resenhas positivas e negativas sobre a história, e me coloco do lado positivo, tendo adorado o livro e devorado ele de um dia para o outro. 
O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando passado e futuro. A história gira em torno da Malorie, personagem principal - uma mulher forte, porém insegura. Além disso, ele é um livro de suspense que não traz medo aos leitores, e sim mostra o medo, a maldade e a paranoia humana. A leitura é fácil e flui de maneira rápida, principalmente pelo fato de gerar muita curiosidade no leitor.
Em meio a uma apocalipse, onde ninguém sabe qual o mal que está causando "loucura" as pessoas, a única informação que todos sabem é que, caso você olhe para a rua, os "monstros" atacarão e você cometerá suicido. Sabendo disso, o propósito do livro é que deixemos de lado nosso melhor sentido (a visão) e passemos a enxergar o mundo pelos demais sentidos. O livro é todo as escuras e os personagens usam vendas para quem não abram os olhos em hipótese alguma.

"É um blecaute, pensa Malorie. O mundo, o exterior, está sendo desligado. Ninguém tem respostas. Ninguém sabe o que está acontecendo. As pessoas estão vendo alguma coisa que as leva a machucar os outros. A machucar a si mesmas. As pessoas estão morrendo."

Apesar disso, enquanto eu lia o livro, consegui visualizar todo o mundo deles. Consegui até mesmo ver um filme sobre o livro (e acho que seria sensacional!). Me coloquei no lugar da Melorie diversas vezes e me perguntava o que eu faria no lugar dela.
Minha única critica ao autor, e que com certeza quem ler sentirá isso, é que ele não responde as diversas dúvidas que nos surgem ao decorrer da leitura. Ele brinca com o leitor introduzindo a um mundo sem visão, porém no fim, te deixa as escuras. Isso só nos dá uma alternativa: aguardar uma continuação do livro - e que eu certamente irei comprar!

Apesar da falta de respostas no final, super recomendo a leitura.
E você, já leu esse livro? Me conta o que achou!

Beijos,
Gabi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário