Apenas um dia - Gayle Forman

Tudo pode acontecer em apenas um dia.

A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
'Apenas um Dia' fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

384 Páginas | Editora Novo Conceito | Cassificação 3/5 estrelas


Da conhecida autora da trilogia Se eu Ficar, o livro "Apenas um dia" de Gayle Forman traz uma história apaixonante e cheia de drama adolescente. Confesso que achei esse livro um pouco lento e a história um tanto demorada. O livro é dividido em duas partes, a primeira contando a história da Allyson, uma adolescente prestes a ir para a faculdade, que ganha dos pais uma viagem para a Europa de presente de formatura. 

A história, portanto, inicia descrevendo vários pontos da viagem e deixando claro que a Allysson é uma adolescente certinha, que não bebe, não gosta de festa e é totalmente contra decisões impulsivas. Prestes a ir para o último destino, Londres, ela conhece um menino encantador, chamado William, que propõe a ela passar um dia proibido e escondido em Paris. De cara eu achei a história um tanto fantasiosa e pensei "certo que ela vai se ferrar", afinal, ninguém é doida o suficiente para sair de um país a outro na Europa com um homem desconhecido. Pensei que a história ia ficar sempre naquele um dia e demorei bastante para me conectar com a Alysson e com as emoções dela. O que imaginei ser previsível e clichê, mostrou-se uma história com muito mais significado do que eu supunha.


A capa do meu livro apenas um dia é igual a apenas um ano, porém vi
que não tem mais essa capa para vender! :( 
Isso ocorre pois a trama vai mudando ao longo das páginas e traz consigo uma versão diferente da Allyson, que amadurece e nos faz questionar até que ponto abrimos mão dos nossos desejos para estar a altura do que os outros esperam de nós? A essência do livro é que devemos ir atrás dos nossos sonhos e, muitas vezes, precisamos de algumas mudanças para que nossa vida ande "conforme ela precisa andar". Além de todo o romance, a viagem do casal por Paris faz com que tenhamos vontade de pegar um avião e ir correndo conhecer a cidade (pena que falta dinheiro para isso kkk). 

A segunda parte do livro é contada no ano subsequente a essa viagem, contando todo o drama da vida da Allyson e nos deixando super curiosos sobre o que aconteceu naquele um dia em Paris. Essa parte foi rápida e fluiu muito, pois estamos tão presos nos sentimentos da Alysson, que não conseguimos parar de ler! 

A continuação do livro se chama "Apenas um ano" e traz a visão do William sobre esse encontro. Confesso que li ele em um dia, pois eu tava suuuper curiosa para saber a versão masculina do encontro e da proposta doida dele de ir passar um dia em Paris com a Allyson (que ele chama de Lulu). Recomento a leitura, mas é super necessária a leitura dos dois livros, senão vocês vão odiar e querer matar o William!

Nenhum comentário:

Postar um comentário