O menino no alto da montanha - John Boyne

Quando Pierrot fica órfão, precisa ir embora de sua casa em Paris para começar uma nova vida com sua tia Beatrix, governanta de um casarão no topo das montanhas alemãs. Mas essa não é uma época qualquer: estamos em 1935, e a Segunda Guerra Mundial se aproxima. E esse não é um casarão qualquer, mas a casa de Adolf Hitler. Logo Pierrot se torna um dos protegidos do Führer e se junta à Juventude Hitlerista. O novo mundo que se abre ao garoto é cada vez mais perigoso, repleto de medo, segredos e traição. E pode ser que Pierrot nunca consiga escapar.

288 Páginas | Editora Seguinte | Classificação 5/5 estrelas





Sabe aquele livro “o menino do pijama listrado” que virou filme e fez muita gente chorar? Pois então, esse é o novo livro do autor John Boyne, que nos conta mais uma história incrível retratada durante a Segunda Guerra Mundial. 

Pierrot, o personagem principal da história, mora da França e é filho de mãe francesa e pai alemão. Ao ficar orfão, acaba sem ter para onde ir. Seus vizinhos seriam a melhor opção, se não fosse pelo detalhe de serem judeus. Dessa maneira, Pierro tem uma breve passagem por um orfanato, porém acaba encontrado por uma tia distante na qual ele nunca havia conhecido. Essa tia, por sua vez, leva Pierrot para viver com ela em uma casa no alto de uma montanha, que é nada mais nada menos que uma das casas de Adolf Hitler. 

O medo inicial de Hitler não gostar da presença de uma criança em sua casa muda conforme o líder nazista se aproxima do garoto e começa a ensina-lo os preceitos do seu regime. Partindo disso, o livro conta uma história profunda e cativante, que nos mostra como as influências podem moldar uma criança. Apesar de triste, a obra de Boyne é incrível, tendo sempre como plano de fundo os momentos históricos da Segunda Guerra Mundial, com detalhes riquíssimos que moldam toda a trama. O mais assustador dessa leitura é perceber que pessoas normais, como você e como eu, participaram ou se omitiram em uma época assustadora como essa.

Esse tipo de livro carrega consigo uma história tão profunda e tocante que deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas. Super recomendo essa leitura, que apesar de curta e simples, é uma história dura e cruel, capaz de te deixar refletindo sobre ela dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário